terça-feira, 06-09-2011.

FRIMOR 2011 reavivou as ruas da cidade

A Frimor 2011 – Feira Nacional da Cebola, o mais antigo certame anual do Concelho de Rio Maior, tendo origens numa feira que se começou a realizar no século XVIII, realizou-se entre os dias 31 de Agosto e 4 de Setembro.

Para esta edição, as pretensões do actual executivo eram trazer a Feira à cidade e envolver toda a comunidade riomaiorense. Esse objectivo foi conseguido pela Câmara Municipal de Rio Maior com os milhares de visitantes que passaram por Rio Maior no decorrer dos cinco dias. “Essencialmente durante o fim-de-semana, as ruas da cidade junto ao Pavilhão Multiusos encontravam-se repletas de pessoas que quiseram visitar-nos nestes dias”, afirmou o Vereador da FeirasNuno Malta, num balanço ao certame.

“A quantidade de visitantes que se deslocou à nossa cidade não incidiu na Frimor, mas também contribuiu para que o comércio local tivesse um maior movimento do que o habitual. E era também esse o nosso objectivo ao abrir a Feira às ruas da cidade.”, sublinhou o autarca.

Este certame, que tem como grande atracção a cebola com a presença de 35 ceboleiros que comercializaram cerca 400 toneladas deste produto, teve outros atractivos como a exposição agrícola, a exposição automóvel, a 5ª Mostra Gastronómica de Carnes Certificadas, a Feira da Saúde, as Tavernas Típicas e o Passeio Equestre.

Também o XXIV Encontro Nacional de Coleccionadores, mostras de folclore, colóquios, prova de vinhos, animação de rua, um espaço de animação infanto-juvenil, animação com D’js na Tenda dos Bares, e os habituais concertos musicais, em que o cabeça de cartaz foi o músico Toy foram outros eventos que se realizaram ao longo destes dias.

A Frimor 2011 foi inaugurada pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, e pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que enalteceram a importância deste tipo de eventos para o desenvolvimento da economia e agricultura regionais.