Triatlo Mundial em Rio Maior

Na próxima segunda-feira, dia 2 de Setembro, vai realizar-se a cerimónia de abertura oficial do estágio internacional organizado pela International Triathlon Union – ITU, (ITU World Training Camp), marcada para as 12h00 no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, que contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, da Presidente da Federação Internacional de Triatlo (International Triathlon Union – ITU) e membro do Comité Olímpico Internacional, Marisol Casado, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e do Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão.

O ITU World Training Camp vai decorrer entre os dias 1 e 9 de setembro no Complexo Desportivo de Rio Maior, dirigido a atletas juniores, com idades entre os 16 e 19 anos, e ainda sub 23, qualificados para o Campeonato do Mundo de Londres que se vai realizar entre 11 e 15 se setembro. Os atletas foram indicados pelas suas federações nacionais, sendo posteriormente selecionados pela ITU. Simultaneamente decorrerá um estágio de formação de treinadores, também nomeados pelas Federações, e que vão colaborar com a equipa técnica responsável por este World Training Camp.

Tanto para os atletas como treinadores, este estágio é orientado para Federações ditas “emergentes”, no sentido de proporcionar situações de preparação e enquadramento técnico a jovens talentos com potencial olímpico. Para além destas Federações vai estar envolvida também a Federação Portuguesa, com os 6 juniores que vão competir em Londres e ainda 3 treinadores em formação.

Este estágio vai reunir em Rio Maior 52 pessoas de 5 continentes, de 17 países, entre 30 atletas, 10 treinadores, 12 pessoas no staff de apoio (fisioterapia, media, mecânica de bicicletas, etc.), dirigentes e diretores da ITU.

Recorde-se que o ano passado, o diretor técnico da Desmor EM, SA, Sérgio Santos, foi o responsável pela equipa técnica deste estágio, que se realizou no Millennium Institute for Sport and Health, em Auckland, Nova Zelândia, e que assume este ano a coordenação geral do World Training Camp. Outros treinadores, de renome internacional, presentes em Rio Maior são Frederik Lundin da Suécia, Andreu Alfonso de Espanha e Zelijko Bijuk da Croácia.

Para além destas 52 pessoas, na mesma altura vão estar em Rio Maior quase outros tantos triatletas a prepararem o Campeonato do Mundo. Entre os quais se destacam 11 elementos da Seleção de Triatlo da Nova Zelândia, 12 triatletas da Confederação Brasileira de Triatlo, incluindo os do Projeto “Rio Maior 2016”, os triatletas do projeto Águias de Alpiarça, que são enquadrados pela equipa técnica da Desmor desde setembro de 2012, e ainda um atleta da Coreia do Sul e outro do Chile.

No total, durante os primeiros dias de setembro, serão entre 70 e 80 triatletas a treinarem diariamente no Complexo Desportivo de Rio Maior.

A 5 dias do anúncio da Cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2020, em que Madrid se encontra entre as 3 Cidades finalistas, a realização deste estágio internacional e a visita de um membro do Comité Olímpico Internacional, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude e do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, assume ainda uma maior relevância.