Programa Rede Social

Assumindo o desafio de articular esforços para promover o bem-estar da população e responder às necessidades e prioridades de intervenção a nível local, o Município de Rio Maior aderiu ao Programa da Rede Social em novembro de 2002, no âmbito do qual foi criado o Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Rio Maior, sendo constituído até ao final de 2021 por 57 entidades, estando aberto à adesão de novas instituições.

Desde então, o Município de Rio Maior, tem dinamizado e apoiado o desenvolvimento do programa da Rede Social, na tentativa de reunir e gerir os recursos necessários para a resolução de problemas de exclusão social e de pobreza, com a participação dos diversos parceiros e atores locais.

Atualmente, o Município de Rio Maior preside o CLAS de Rio Maior e coordena o Núcleo executivo, disponibilizando os recursos necessários, quer humanos, quer logísticos, para que este modelo de organização e de trabalho em parceria se efetive.

Membros do Núcleo Executivo do CLAS de Rio Maior – Biénio 2022-2023

Câmara Municipal de Rio Maior - Entidade obrigatória;

Instituto de Segurança Social, I.P. - Centro Distrital de Santarém – Entidade obrigatória;

Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Rio Maior - Entidade representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social que desenvolvem respostas sociais;

Conferência de Santo António da Sociedade de S. Vicente de Paulo - Entidade representante das Entidades sem fins lucrativos;

Agrupamentos de Centros de Saúde da Lezíria - Unidade de Cuidados na Comunidade de Rio Maior - Entidade representante da Saúde;

Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal - Entidade representante da Educação/Formação Profissional;

Junta de Freguesia de Rio Maior - Entidade representante das Autarquias (Juntas de Freguesia).

Instrumentos de planeamento:

Diagnóstico Social do Concelho de Rio Maior