A 18.ª edição da Volta a Portugal do Futuro, na estrada de 20 a 25 de Julho, vai unir a Beira Litoral ao Alentejo.
As etapas que se perspectivam decisivas são a terceira, com final no Alto do Montejunto, e a quinta e última, que ficará marcada por um circuito com cinco passagens na exigente escalada para a vila medieval de Monsaraz.
A competição arranca com um prólogo em Sangalhos, nas imediações do Velódromo. Seguem-se duas etapas planas, previsivelmente ao gosto dos sprinters, a primeira ligando Anadia a Águeda e a segunda partindo de Águeda para terminar em Pombal.
A terceira tirada em linha leva os corredores de Pombal para o alto da Serra do Montejunto, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.
A 4.ª etapa vai principiar na cidade de Rio Maior e irá levar os ciclistas até à vila alentejana do Redondo.
Por fim, disputa-se o circuito de Reguengos de Monsaraz, que inclui as cinco passagens na vertente mais dura da escalada para a vila de Monsaraz.
A competição é organizada pela PAD/Lagos Sports e tem vindo ao longo dos tempos a revelar grandes nomes do ciclismo nacional.
Nesta 18.ª edição participarão cerca de 100 ciclistas, todos eles com menos de 23 anos, que terão pela frente quase 700 quilómetros de estradas repartidos entre os seis dias de prova.