Menú Principal selecione para saltar este menú
links ajuda mapa do site
pesquisa
ok
Menú de Cabeçalho selecione para saltar este menú

Feira Nacional da Cebola

Tradicional exposição de cebolas e concurso do melhor cabo de cebolas

Bem-vindo!

A Feira de Rio Maior data de 15 de Setembro de 1761, tendo adquirido a designação de Frimor – Feira Nacional da Cebola muito recentemente.

Inicialmente era realizada em Arrouquelas, mas mais tarde foi passada para Rio Maior.

A feira durava 3 dias, com início a 13 de Setembro, junto da capela de S. Sebastião. Aí transaccionavam-se produtos agrícolas, pecuários, metalúrgicos, têxteis vindos da zona serrana e sal das Salinas de Rio Maior.

Em 1760, D. José instituiu a feira como franca. A irmandade de S Sebastião faz uma petição ao rei para que lhe fosse concedido o arrendamento do terrado cujas cobranças entram em vigor no ano seguinte.

Actualmente é uma feira agrícola, comercial e industrial, que tem por objectivos divulgar as potencialidades económicas da região, fomentar o desenvolvimento dos diversos sectores e proporcionar a troca de experiências inter-regionais, com vista ao desenvolvimento da economia local.

No seu âmbito, realiza-se anualmente a tradicional exposição de cebolas e o concurso do melhor cabo de cebolas.

São promovidas iniciativas complementares, como colóquios, exposições e espectáculos de índole social, desportiva e artística.



« voltar |  imprimir



União Europeia - FEDERPrograma Operacional Sociedade do Conhecimento Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo[D]