sexta-feira, 11-05-2012.

X Encontro de Intervenção Precoce de Rio Maior

"10 anos de intervenção precoce em Rio Maior" foi o tema desta edição.

O Projeto de Intervenção Precoce de Rio Maior (PIP-RIO) realizou no passado dia 10 de Maio o seu X Encontro anual, o qual teve lugar no Cineteatro Municipal.

Assente no tema “10 anos de intervenção precoce em Rio Maior”, este Encontro pretendeu ser uma reflexão do passado, presente e futuro da intervenção precoce na infância no nosso país e particularmente no Concelho de Rio Maior.

A Sessão de Abertura do X Encontro de Intervenção Precoce, dirigida pelo coordenador do PIP-RIO, Nuno Nabais, contou com as participações de Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, João Castro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, Tiago Leite, Diretor da Segurança Social de Santarém, Ana Paula Monteiro, representante da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e Carlos Ferreira, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ribatejo.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior começou por dizer que “este é um dos mais relevantes eventos que se organiza no nosso concelho em matéria de ação social. Do programa do X Encontro, fica muito claro que se pretende fazer nesta sala um balanço à intervenção precoce, quer localmente quer a nível global, convocando para a conversa algumas reputadas personalidades, vozes respeitadas no sector, com quem interessa debater”, frisou a autarca.

Isaura Morais sustentou ainda que “Rio Maior não é, felizmente, um concelho com elevados níveis de crise social, em todo o caso, não pode a Câmara Municipal deixar de incentivar as instituições de solidariedade social a promoverem estas sessões de reflexão e aprofundamento. Fica a sociedade muito mais tranquila e confiante nos técnicos que tem ao seu dispor”.

O Encontro prosseguiu com o painel “Reflexões em torno dos percursos e construção de uma práxis de intervenção precoce em Portugal: Um ponto de não retorno”, que teve como oradoras Isabel Chaves de Almeida, coordenadora do Mestrado em Intervenção Precoce do Instituto Superior de Educação e Ciências, e Ana Serrano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Ainda durante a manhã realizou-se outro colóquio, denominadoIntervenção Precoce na Infância: Desafios e oportunidades atuais”, o qual teve como oradora Leonor Carvalho, Vice-Presidente da Associação Nacional de Intervenção PrecoceANIP.

Ambos os painéis foram moderados por Teresa Nunes Marques, Coordenadora da Subcomissão Regional de Lisboa e Vale do Tejo do SNIPI.

Ao início da tarde, o tema foi “10 Anos a Acompanhar dão-nos Histórias para Contar”, tendo o coordenador da PIP-RIO, Nuno Nabais, salientado que “quando se idealizou o Encontro de Intervenção Precoce de Rio Maior, pensámos, desde logo, em apresentar uma espécie de retrospetiva do trabalho realizado pela PIP-RIO nos últimos 10 anos. Tentámos, de uma forma sucinta, resumir, no tempo disponível, a história do projeto de Intervenção Precoce de Rio Maior e, paralelamente apresentar-vos algumas das experiências por nós vividas ao longo deste percurso”.

Seguiu-se depois um debate e a sessão de encerramento deste Encontro de Intervenção Precoce de Rio Maior com o espetáculo de teatro “Almanzor, Dois Mundos, Um Amor”, encenado pelo Grupo do Centro de Educação Especial, Recuperação e Integração de AlcobaçaCEERIA.

De salientar que o Projeto de Intervenção Precoce de Rio Maior, foi formalmente constituído no ano de 2004, através de um acordo de cooperação assinado pelos representantes do Instituto de Segurança Social – ISS, da Direção Regional de Educação de Lisboa – DRELVT, pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT, pela Câmara Municipal de Rio Maior e pela Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, entidade promotora do Projeto.

No entanto, a atividade da Equipa de Intervenção Precoce de Rio Maior é anterior a esta data, tendo o seu trabalho vindo a desenvolver-se desde o ano de 1998, através do Projeto de Intervenção Global de Rio Maior, dinamizado pelas antigas Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos – ECAE.

Atualmente, a Equipa de Intervenção Precoce de Rio Maior, integra a Equipa de Intervenção Local (ELI) de Rio Maior/Santarém, num protocolo estabelecido entre as entidades acima referidas e ainda, a Câmara Municipal de Santarém e a Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém.