terça-feira, 24-04-2012.

Município de Rio Maior distinguido com Prémio Geoconservação 2012

Rio Maior ganhou o Prémio Geoconservação 2012 com a candidatura intitulada “O Vale Diapírico da Fonte da Bica / Ecomuseu Salinas de Rio Maior - Um Património Geológico, Natural, Histórico e Cultural a Conhecer e Preservar”.
O Prémio Geoconservação, implementado pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) visa premiar as autarquias que se distingam na implementação de estratégias de conservação e valorização do Património Geológico do seu concelho.
Este galardão premeia o reconhecimento pelo trabalho que tem sido feito, por parte da autarquia, na dinamização, preservação e divulgação das salinas.
O Prémio foi entregue pelo representante da Progeo, Mário Cachão, à Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho, no dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico, seguindo-se uma visita às Marinhas do Sal.
Isaura Morais salientou que este prémio “premiou um vasto conjunto de entidades e sobretudo a alma de uma população que de hoje em diante se sentirá mais motivada para continuar o caminho que tem vindo a percorrer”.
O compromisso da autarquia é “divulgar as salinas, dinamizar todo o seu contexto sócio-cultural e permitir um bom enquadramento turístico e económico”, frisou a autarca.
Dirigindo-se à entidade que concedeu este prémio, Isaura Morais agradeceu “o enorme reconhecimento público e o que ele representa para nós riomaiorenses”.
A área, classificada como Imóvel de Interesse Público, tem vindo a ser alvo de valorização e divulgação através do projeto Ecosal Atlantis – um projeto transnacional do Programa INTERREG, com parceiros portugueses, espanhóis, franceses e ingleses.
A autarquia criou um circuito de visitas com painéis interpretativos e disponibiliza atividades para crianças, jovens e visitas guiadas, diferenciadas consoante o interesse e a formação dos grupos.
Desde 2004 que a ProGEO distingue os melhores exemplos de conservação do património geológico promovidos por autarquias, visando "estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar" este património e incentivar os municípios a "adotar estratégias e procedimentos" nesse sentido.
Porto, Valongo, Cantanhede, Idanha-a-Nova e Alcanena são alguns dos municípios que receberam este Prémio em anos anteriores.