terça-feira, 27-03-2012.

Prova de abertura de ciclismo em São João da Ribeira

Tiago Antunes (ACD Milharado), em cadetes, e Rúben Guerreiro (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), em juniores, foram os grandes vencedores da prova de abertura de ciclismo, a contar para o campeonato nacional, disputada no passado domingo em São João da Ribeira.
Em cadetes a vitória foi alcançada ao sprint, com Tiago Antunes a levar a melhor sobre João Pereira (EC Carlos Carvalho) e Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
A prova realizou-se de manhã, numa extensão de 74,6 quilómetros, com partida e chegada a São João da Ribeira, passando por Vale de Barco, Arruda dos Pisões, Outeiro da Cortiçada, Fráguas, Rio Maior, Quintas e Ribeira de S. João, num total de duas voltas com cerca de 37 Kms cada.
O Belalgas Cosmética/Mato Cheirinhos ganhou por equipas e Tiago Antunes, além da geral individual, venceu também o prémio das metas volantes.
À tarde, também com partida e chegada a São João da Ribeira, realizou-se a prova de juniores, numa extensão de 120 Kms. Os ciclistas cumpriram três voltas ao circuito que passou pela Vila da Marmeleira, Assentis, Arrouquelas, Boiças, Rio Maior, Azinheira, Quintas e Ribeira de S. João.
Rúben Guerreiro venceu isolado esta prova, com 53 segundos de vantagem sobre Carlos Carneiro (Gondomar Cultural) e Francisco Valinho (CC José Maria Nicolau), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Numa prova em que participaram 115 ciclistas realce para a participação do riomaiorense Adelino Pires, em representação do Alcobaça Clube de Ciclismo, que obteve um excelente 22.º lugar, tendo em conta que este ciclista tem ainda idade de cadete.
O Alcobaça Clube de Ciclismo dominou totalmente esta prova de juniores, conquistando todas as classificações. Além da vitória na geral, Rúben Guerreiro triunfou nas metas volantes. O colega de equipa André Bessa foi o melhor trepador e os alcobacenses festejaram ainda o primeiro lugar coletivo.
No final, o Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior, Nuno Malta, o representante da Assembleia Municipal, Carlos Neto, e o Presidente da Junta de Freguesia de São João da Ribeira, José Luís Cruz, entre outras individualidades, subiram ao pódio para entregar os prémios aos vencedores.
A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia de S. João da Ribeira, em parceria com a Associação de Ciclismo de Santarém e a Federação Portuguesa de Ciclismo.