quinta-feira, 15-03-2012.

Escola Superior de Desporto comemorou o XIV aniversário

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) assinalou, no dia 7 de Março, o seu XIV aniversário numa cerimónia realizada no Cineteatro Municipal de Rio Maior.
O aniversário da instituição comemora-se oficialmente a 5 de Dezembro, mas a data foi assinalada neste dia na expetativa de que pudesse decorrer nas novas instalações da Escola que aguardam a disponibilização de verbas por parte do Governo para pagamento ao empreiteiro desde Outubro, data em que a obra ficou concluída, para que a comunidade escolar começasse a usufruir do novo edifício de excelência.
A comemoração teve o seu início com a atuação da Bagatuna, tuna masculina da ESDRM, no exterior do Cineteatro.
no interior, a sessão solene teve começo com as intervenções da Diretora da ESDRM, Rita Santos Rocha, do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Jorge Justino, do Presidente da Associação de Estudantes da ESDRM, Pedro Batista e da Presidente da Câmara Municipal de Rui Maior, Isaura Morais.
A questão da retenção da verba que falta pagar ao empreiteiro por parte do Ministério das Finanças foi um tema transversal a todas as intervenções, com um apelo ao Governo para desbloquear a situação, aproveitando, assim, o facto do Secretário de Estado estar presente nesta cerimónia
Rita Santos Rocha agradeceu à Câmara Municipal de Rio Maior, na pessoa da sua Presidente Isaura Morais, “todo o apoio institucional e pessoal que tem prestado nas diversas atividades da Escola, particularmente no que se refere à cedência das instalações provisórias e das instalações desportivas sem encargos financeiros. Devo destacar particularmente a contribuição financeira efetuada e concluída para o pagamento das instalações próprias que, infelizmente, ainda não estamos a utilizar”.
Padro Batista confessou que “os nossos alunos sentem-se, neste momento, desanimados por não terem ainda as novas instalações, mas estou confiante que num futuro próximo estaremos . Apesar disso os nossos alunos sentem-se orgulhosos em relação a esta instituição”.
Seguiu-se a intervenção da Presidente da Câmara Municipal que começou por dar os “parabéns a todos aqueles que, tanto no passado como hoje, lutam e lutaram pelo Ensino Superior em Rio Maior, pelo dinamismo desta Escola e pelo fortalecimento que a mesma trouxe ao nosso conceito de Cidade do Desporto reforçou as instituições têm fases, e a fase atual da Escola Superior de Desporto caminha para um novo desafio: o da transição para as novas instalações. Por isso não posso deixar de lamentar o facto de não estarmos a realizar este evento no novo e moderno auditório das vossas instalações”. Isaura Morais afirmou que irá continuar “a desenvolver esforço para que o mais depressa possível possa ser ultrapassada esta situação”, reforçando que o compromisso assumido pela Autarquia de comparticipação em 1 milhão de euros para a obra está concretizado
Também Jorge Justino lamentou a não utilização das novas instalações: “é incompreensível que a importância da utilização das novas instalações ainda não seja entendida como necessária para o desenvolvimento da qualidade de ensino, investigação e articulação com a comunidade”
Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Alexandre Mestre “respondeu” aos lamentos dos intervenientes afirmando que esta questão não é da sua tutela, mas que tem acompanhado a situação e tem efetuado diligências para que dentro do “enquadramento orçamental e legal do PIDDAC viabilizar aquilo que for possível” para a regularização de verbas.
A sessão contou, ainda, com a entrega dos diplomas aos melhores alunos da ESDRM no ano letivo 2010/2011.
Seguiu-se o Lançamento do Livro “Albino Maria – um Prémio ao Desporto”, da autoria de Carlos Januárioapresentado pelo Vereador Silvino Sequeira. Também a viúva do homenageado nesta obra, Olga Moreira,  e o Secretário de Estado proferiram algumas palavras sobre a vida pública e privada de Albino Maria.
Foi apresentado pelo  Professor Adjunto Pedro Raposo o projeto e o autor vencedores da II Edição do Prémio de Investigação e Desenvolvimento em “Gestão do Desporto – Prof. Albino Maria “. Os representantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior /IPS, da Câmara Municipal de Rio Maior e da Câmara Municipal de Santarém entregaram o prémio a Miguel Pacheco com o trabalho “A sustentabilidade das Piscinas Municipais de LisboaFatores que determinam a sustentabilidade das instalações desportivas”.
Juntamente com o aniversário da Escola, comemorou-se o Ano Olímpico com a Assinatura do protocolo entre IPS/ESDRM e o Comité Paralímpico de Portugal e as intervenções do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, e do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura.
O encerramento desta sessão solene ficou  a cargo da Sal&Tuna, tuna feminina da ESDRM.