quinta-feira, 24-11-2011.

Reunião do Conselho Local de Acção Social de Rio Maior

No passado dia 23 de Novembro realizou-se, no Auditório da Biblioteca Municipal Laureano Santos, uma reunião do Conselho Local de Acção Social de Rio Maior (CLAS), a qual teve a seguinte ordem de trabalhos: 1 - Informações; 2 - Aprovação da Acta Nº 22; 3 - Apresentação do serviço da Cruz Vermelha PortuguesaTeleassistência (serviço telefónico de apoio para dar resposta personalizada e imediata em qualquer situação de urgência e solidão a todos os que se encontram em situação de dependência); 4 - Apresentação da Comissão Social da Freguesia de AlferraredeConcelho de Abrantes e das actividades desenvolvidas; 5 - Outros assuntos de interesse.

A reunião foi presidida pela Presidente do CLAS de Rio Maior, Sara Fragoso, que começou por fazer o ponto de situação das iniciativas realizadas no âmbito de mais uma edição da Semana da Solidariedade, realizada entre os dias 28 e Setembro e 1 de Outubro, este ano sob o tema “Cidadania em 2011”, considerando a comemoração do ano de 2011 como o Ano Europeu de Voluntariado e Cidadania Activa.

Relativamente às respostas sociais de apoio às famílias e à primeira infância, a Presidente do CLAS informou que, no passado dia 12 de Setembro, entrou em funcionamento mais um equipamento social no nosso Concelho com a abertura da Creche de Malaqueijo, depois de várias diligências efectuadas pela Câmara Municipal para que esta abertura se concretizasse, finalmente, no inicio deste ano lectivo.

O representante da Associação Malaqueijo Solidário, Mário Machado, informou que estão a frequentar actualmente a Creche de Malaqueijo 15 crianças, existindo mais duas inscrições de crianças que iniciarão a frequência da Creche até Janeiro de 2012.

Ainda sobre o assunto da criação de novas respostas sociais, a Presidente do CLAS informou que a Associação Malaqueijo Solidário criou um Banco de Ajudas Técnicas que apoiará a população do nosso concelho, com mobilidade e autonomia comprometida permanente ou temporariamente, através do empréstimo ou cedência material ortopédico/geriátrico, tendo já recebido diverso material deste género recolhido em hospitais suecos pela Organização Não Governamental AGAPE. Informou ainda que a Câmara Municipal de Rio Maior colaborou com este projecto através de apoio financeiro e técnico, assim como na cedência das instalações da Escola Básica de Arruda dos Pisões que estava desactivada.

Sobre outro projecto que irá entrar em funcionamento no nosso Concelho, desenvolvido pelo Centro Juvenil de Rio Maior da Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal, designado “Programa de Fortalecimento Familiar”, para apoio familiar e aconselhamento parental às famílias sinalizadas, a Presidente do CLAS informou que esta entidade está já a utilizar o espaço cedido para o efeito pela Câmara Municipal, nas instalações da Sub-Unidade de Acção Social e Saúde, aguardando ainda autorização de funcionamento por parte da Segurança Social.

A Presidente do CLAS de Rio Maior aproveitou ainda para divulgar um projecto de voluntariado, criado pela Biblioteca Municipal Laureano Santos, no âmbito do Ano Europeu de Voluntariado, com o objectivo de reduzir a solidão e o isolamento. Assim a Biblioteca Municipal, em parceria com o Banco Local de Voluntariado, pretende desenvolver um projecto de voluntariado e leitura, denominado “Laços de Leitura”. Esta iniciativa destina-se aos idosos institucionalizados do Concelho e ambiciona proporcionar, através do livro e da leitura, momentos de convívio e lazer e fortalecer os laços de solidariedade. Os Voluntários que queiram levar a leitura às diversas instituições do Concelho deverão preencher as fichas de inscrição para na Biblioteca Municipal Laureano Santos de Rio Maior, no Banco Local de Voluntariado de Rio Maior ou na Junta de Freguesia de Rio Maior. O projecto inclui livros da área de interesse dos idosos, de poemas, contos populares, livros etnográficos, cómicos, religiosos (Bíblia e outros textos religiosos), clássicos, temas científicos ou da actualidade e jornais e revistas, cujas temáticas podem versar sobre culinária, desporto, jardinagem, entre outros.

Por último foi divulgada a abertura solene do ano lectivo na Universidade Sénior de Rio Maior que conta já com cerca de 285 alunos inscritos, estando 180 a frequentar efectivamente pelo menos uma disciplina naquela Universidade, totalizando 44 turmas, 32 disciplinas e 34 professores em regime de voluntariado.

Sara Fragoso apresentou seguidamente a representante da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Margarida Soares, coordenadora do serviço de Teleassistência, que fez a apresentação sobre o serviço de Teleassistência.

A representante da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) começou por informar que a Teleassistência é um serviço telefónico de apoio, inovador e com comprovada fiabilidade, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos seus utilizadores. Funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e abrange todo o território nacional. Abarca um conjunto de serviços de resposta em situações de urgência/emergência, segurança e solidão. Este serviço é suportado por equipamentos disponibilizados ao utente de forma a assegurar o pronto auxílio. O atendimento é garantido por profissionais dedicados, com experiência na Cruz Vermelha Portuguesa e com formação na área social, em socorrismo, emergência, gerontologia, informática, tele-marketing e no contacto directo com dependentes.

A finalizar esta reunião usou da palavra Pedro Moreira, Presidente da Comissão Social da Freguesia de Alferrarede – Concelho de Abrantes, que partilhou com todos os presentes a sua experiência de trabalho enquanto Comissão Social de Freguesia.