quinta-feira, 14-03-2019.

Centro de Saúde de Rio Maior tem 2 novas viaturas de apoio

O Município de Rio Maior entregou ontem duas novas viaturas de apoio domiciliário ao Centro de Saúde de Rio Maior, firmando um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito das competências da autarquia na área da saúde e com o objetivo claro de proporcionar melhores condições a quem presta e a quem usufrui dos serviços prestados pela Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Rio Maior.

Isaura Morais, em representação da autarquia, e Luis Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, assinaram, nas instalações daquela unidade de saúde, o documento que permite que estas novas viaturas venham substituir, no serviço de apoio domiciliário, as duas unidades móveis de saúde, que são também propriedade do Município de Rio Maior, e cujo tempo de serviço, quilometragem já efetuada e natural desgaste tinham já como resultado a constante necessidade de intervenções de manutenção e reparação, com os inerentes custos associados.

As novas viaturas, adquiridas no início deste ano pela Câmara Municipal, num investimento de cerca de 36.000€, estão melhor dimensionadas para a efetiva prestação de cuidados de saúde domiciliários e vão proporcionar aos prestadores desse apoio, enfermeiros e outros técnicos ao serviço da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Rio Maior, melhores condições para poderem continuar a exercer a sua atividade juntos dos utentes do concelho que necessitam deste tipo de acompanhamento, que, segundo os dados de 2018, consistiram na realização de 6.493 visitas domiciliárias, 6.238 das quais com intervenção de enfermeiros, 121 com assistente social, 89 com terapeuta ocupacional, 35 com psicólogo e 10 com médico de família.

Quanto às atuais unidades móveis de saúde, serão alvo de intervenções de manutenção profunda, devendo uma continuar a sua função de apoio às populações, com a realização de rastreios médicos nas diversas freguesias e promoção de uma vida ativa e de estilos de vida saudáveis, podendo a outra vir a ser transformada numa unidade de comando da Proteção Civil Municipal, com a possibilidade de poder vir a ser gerida em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Rio Maior.