quinta-feira, 28-02-2019.

Rio Maior voltou a assinalar o nascimento do seu poeta Ruy Belo

Sob o tema "Palavras Pintadas e Cantadas", o 86º aniversário do nascimento do poeta, teve o seu assinalar, ontem, 27 de fevereiro,  com dois momentos de comemoração, um em S. João da Ribeira, a aldeia que o viu nascer, e outro na Biblioteca Municipal Laureano Santos, em Rio Maior. Momentos que contaram com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, dos seus vereadores Filipe Santana Dias, João Lopes Candoso, Miguel Santos, Ana Figueiredo e Daniel Pinto, e do presidente da União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, Leandro Jorge, entre os muitos convidados e admiradores do poeta.

As comemorações tiveram o seu início logo pela manhã, junto ao Busto de Ruy Belo, em S. João da Ribeira, com a declamação de poemas e deposição e uma coroa de flores, pelos alunos do Centro Escolar Poeta Ruy Belo, numa cerimónia que contou com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e do Presidente da União de Freguesias local, Leandro Jorge, a que se seguiu a inauguração da exposição “Palavras Pintadas”, do artista plástico sanjoanense Firmino Rodrigues.

A manhã terminou com um Porto de Honra, no Centro Cívico de S. João da Ribeira, local onde ficará patente a exposição.

À noite foi a vez da Biblioteca Municipal Laureano Santos receber o Recital de Poesia e Música “Eu Canto os Pássaros e as Árvores” interpretado pela soprano Ana Leonor Pereira e pelo pianista António Ferreira, terminando assim da melhor maneira o assinalar dos 86 anos do nascimento do Poeta.