segunda-feira, 05-11-2018.

“Aprender na Maior” nas escolas do Concelho

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior, está a ser levado a cabo, desde o passado mês de outubro, nas escolas do Concelho, implementado pela EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Concelhia, em colaboração com os docentes de cada um dos Agrupamentos de Escolas.

O Programa “Aprender na Maior” surge como uma acção Integrada neste Plano e abrange 12 salas de Pré-Escolar e 10 turmas de 1º ano do Ensino Básico.

O Programa centra-se na Educação Pré-Escolar como um contexto privilegiado de promoção de competências linguísticas e de matemática e surge com o objetivo de melhorar o desempenho das crianças, mas também de prevenir dificuldades na aprendizagem o mais cedo possível, com as técnicas da EMIC, em colaboração com as educadoras de infância e professores/as do 1º ano do Ensino Básico, a dinamizarem sessões nos respetivos estabelecimentos de ensino.

Estão ainda previstas atividades específicas dirigidas aos docentes e assistentes operacionais, em estreita colaboração com as escolas, e ainda atividades para as famílias, estando já agendada, para o próximo mês de janeiro, uma semana aberta, em todas as escolas, para a participação da família, com sessões do Programa “Aprender na Maior”, realizadas em sala de Jardim de Infância.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior, em colaboração com as Escolas agrupadas e não agrupadas do Concelho e financiado no âmbito do Portugal 2020.