segunda-feira, 07-05-2018.

Município, Freguesia de Alcobertas e "Terra Chã" assinaram Protocolo

O Município de Rio Maior, a Cooperativa "Terra Chã" e a Freguesia de Alcobertas, assinaram, no passado sábado, 5 de maio, um Protocolo de Cooperação para a Dinamização Turística da Região de Alcobertas.

Com este protocolo, agora assinado, na sede da Junta de Freguesia de Alcobertas, as entidades envolvidas comprometem-se a definir e dinamizar uma visão estratégica, integrada e sustentável para o desenvolvimento turístico da região de Alcobertas, estando prevista a criação de um grupo de trabalho para conceção, articulação e desenvolvimento de um projeto de intervenção, com abordagens setoriais, prosseguindo uma visão globalizante e integrada e valorizando as potencialidades existentes.

Pretende-se potenciar a visitação aos diversos sitios arqueológicos da Freguesia de Alcobertas, como sejam o Dólmen, os Potes Mouros e o Forno Medieval, bem como promover e dinamizar o património natural local, quer por via do Turismo de Aventura, alargando a rede de caminhos e equipamentos disponíveis para os visitantes, quer, como no caso da Gruta de Alcobertas, cuja visitação hoje só é possível através de marcação junto da Cooperativa Terra Chã, crinando um centro interpretativo daquele espaço que possa, no futuro, receber visitantes diariamente.

O protocolo foi subscrito pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, pelo presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, Paulo Dias, e pelo presidente da direção da Cooperativa "Terra Chã", Júlio Ricardo.