sexta-feira, 23-03-2018.

Rio Maior Consciente Cuida do Ambiente

O Município de Rio Maior lançou recentemente o projeto "Rio Maior Consciente Cuida do Ambiente", que visa promover a responsabilidade e educação ambiental no concelho através de iniciativas que consciencializem os municípes da importância das boas práticas ambientais.

As primeiras ações deste projeto decorreram nas “Tasquinhas 2018”, certame que mereceu a classificação de ECOEVENTO pela VALOR SUL, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos urbanos no concelho, e onde se promoveu a separação e a valorização dos resíduos produzidos por todas as tasquinhas e expositores presentes.

Uma ação que se pode considerar bem-sucedida e que resultou na recolha e reciclagem de 1.580 kg de diversos materiais (264 kg de Papel e Cartão, 1.090 kg de embalagens plásticas e 220 kg de vidro), num compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento e de promoção da gestão adequada de resíduos que a Câmara Municipal pretende manter e estender aos restantes eventos do Município.

Em paralelo, a marca "Rio Maior Consciente Cuida do Ambiente" é também a promotora de um projeto de angariação de fundos com o intuito de contribuir para a reflorestação do pinhal de Leiria, sensibilizando igualmente a comunidade para o grande e tão atual tema dos incêndios e limpezas de terrenos, em colaboração com a Quercus, o CLDS3G e diversas associações juvenis do concelho

A contribuição é feita através da adquisição de um crachá ou um bloco de notas da marca, tendo esta iniciativa, que terminará na Semana da Juventude de Rio Maior, resultado já na recolha de fundos para a replantação de 355 árvores com os contributos recolhidos nas Tasquinhas 2018.