terça-feira, 22-08-2017.

Rio Maior em destaque nas "7 Maravilhas de Portugal - Aldeias"

A “Aldeia das Salinas da Fonte da Bica”, pré finalista do concurso da RTP1 “7 Maravilhas de Portugal - Aldeias”, participou, no passado domingo, 20 de agosto, na eleição das duas finalistas da sua categoria “Aldeias em Áreas Protegidas”, numa emissão especial de televisão realizada nos concelhos, recentemente afectados com a tragédia dos incêndios, de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande.

A comitiva de Rio Maior foi composta pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, pelo seu chefe de gabinete, João Rebocho, pelo cantor Toy, padrinho da candidatura da “Aldeia das Salinas da Fonte da Bica”, pela atleta Campeã do Mundo, Inês Henriques, pelo presidente da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Sal de Rio Maior, José Casimiro e por uma entusiástica claque da associação “Aldeias do Sal”, liderada pelo seu presidente, Luís Lopes, e reforçada pelo arqueólogo Carlos Pereira, no papel da figura histórica de Pero de Aragão.

Numa emissão dividida em três partes, sendo a da manhã dedicada aos concelhos onde teve lugar o programa, os convidados e claque participaram no programa da tarde, em Castanheira de Pêra, onde para além da entrevista a Isaura Morais, na qualidade de representante da Câmara Municipal de Rio Maior, promotora da candidatura, e ao cantor Toy, padrinho da “Aldeia das Salinas da Fonte da Bica” teve lugar uma conversa com a claque trajada a rigor, com Luís Lopes e Carlos Pereira a falarem um pouco da tradição e história da nossa aldeia e com Inês Henriques a não escapar à atenção dos apresentadores e do muito público presente na Praia das Rocas que aplaudiu a sua recente conquista de Campeã do Mundo e recordista Mundial.

Para a noite ficou reservada a grande Gala “7 Maravilhas”, numa noite de emoções num dos concelhos mais afectados pela recente tragédia dos incêndios.

Pedrogão Grande recebeu José Carlos Malato, Catarina Furtado e convidados e claques das 7 aldeias a concurso, num espectáculo de voltou a dar voz aos representantes das Aldeias, proporcionando uma importante divulgação àquelas que foram as melhores, escolhidas de um lote de cerca de 400 candidatos.

No final as duas aldeias mais votadas pelo público foram Lindoso e Rio de Onor que vão participar no programa final a ter lugar no próximo dia 3 de Setembro.

A Câmara Municipal de Rio Maior, na qualidade de promotora da candidatura, agradece a participação e empenho de todos aqueles que representaram a nossa Aldeia, neste dia tão importante para a divulgação dos Salinas e do nosso Concelho, assim como aos que trabalharam para que a mesma fosse possível, e aos muitos riomaiorenses e amigos de Rio Maior que votaram na “Aldeia das Salinas da Fonte da Bica”. A Todos o nosso muito obrigado!

Ver fotorreportagem em https://www.facebook.com/municipioderiomaior/