segunda-feira, 10-07-2017.

Casa Ruy Belo vai ser reabilitada

A Câmara Municipal de Rio Maior e a Junta de Freguesia da União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João estabeleceram, na passada semana, um protocolo que permitirá a reabilitação da Casa Poeta Ruy Belo em S. João da Ribeira.

A Câmara Municipal poderá assim efetuar intervenções de recuperação daquele património, casa onde viveu e nasceu Ruy Belo, um dos maiores poetas portugueses contemporâneos, obras que poderão vir a ser financiadas por capitais dos fundos comunitários.

É também intenção da autarquia incluir a futura Casa Museu Ruy Belo num circuito europeu do património cultural e artístico, atraindo aquele espaço todos os interessados em saber mais sobre a vida e obra do autor de “Aquele Grande Rio Eufrates”, entre outros livros editados até ao seu falecimento em 1978.

O protocolofoi assinado nas instalações da União de Freguesias em S. João da Ribeira, numa cerimónia que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e da vereadora da Educação, Ana Figueiredo, estando o executivo da Junta de Freguesia representado pelo seu Presidente, Leandro Jorge, e por Olga Paula e Miguel Pedro, e em representação da Assembleia de Freguesia, Sergio Parreira.