quinta-feira, 04-05-2017.

Projetos de Requalificação Urbana foram apresentados

A Câmara Municipal de Rio Maior apresentou ao público, no passado dia 3 de Maio, as primeiras imagens dos projetos a implementar na cidade, no âmbito do PEDU, Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Rio Maior.

Foram cerca de 100 os riomaiorenses que assistiram a este evento, que teve lugar no cineteatro local, onde a equipa de arquitetos responsável pelos projetos de intervenção pode expor as suas ideias e dar a primeira imagem pública das intervenções a concretizar e que pretendem principalmente “requalificar a parte do rio que confronta com a antiga estrada nacional 1 para devolver o rio à cidade, à qual dá o nome", nas palavras da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que conduziu a sessão de apresentação.

O público teve também oportunidade de intervir após a apresentação, na sua maioria apenas para felicitar a autarquia pela intervenção, mas também se ouviram algumas propostas e sugestões, principalmente sobre a moagem Maria Celeste, também adquirida pela autarquia, e que, não estando ainda definida a sua função, se vai enquadrar no espaço deste projeto.

O PEDU engloba todo um conjunto de projetos a implementar na cidade, cujo valor global atinge os 4,5 milhões de euros, comparticipados por verbas provenientes do FEDER, no âmbito do Programa PORTUGAL 2020.

Este plano é resultado de um levantamento exaustivo das necessidades de intervenção na cidade de Rio Maior e contou com a participação de representantes de diversas áreas de intervenção, em 3 fóruns de debate previamente promovidos pelo Município.

Os desafios chave encontrados nestas reuniões, e a que as diversas ações previstas visam dar resposta, são a mobilidade sustentável, o aumento nos níveis de atratividade da cidade, criar condições para o repovoamento e rejuvenescimento económico e demográfico do centro histórico e promover a interligação da frente ribeirinha com o conjunto edificado da cidade.

Para atingir estes objetivo o PEDU Rio Maior é o somatório de dois outros planos, o PARU (Plano de Ação da Regeneração Urbana) e o PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).

O PARU pressupõe intervenções de Requalificação da Frente Ribeirinha e Requalificação e Valorização da Villa Romana, área onde a Câmara Municipal tem investido fundos próprios e não financiados na aquisição de terrenos para implementação deste projeto, um processo que tem contado com a colaboração e compreensão dos proprietários da zona.

Deste projeto fazem ainda parte a Requalificação da Praça do Comércio, Praça da República, Largo Aires de Sá e sua zona envolvente, para além da Recuperação da Casa Senhorial, já concretizada, e obras em curso de Requalificação do Núcleo Histórico do Paço Real, que envolvem os antigos edifícios dos Bombeiros Voluntários e a antiga Escola Comercial, obras orçadas num montante global de 3.495.000€.

Já o PAMUS prevê diversos investimentos na área da Mobilidade Sustentável, entre eles a construção das ciclovias Rio Maior–Asseiceira e a construção de um Parque de Estacionamento de apoio ao Terminal Rodoviário e respetivas acessibilidades, junto ao Centro Escolar Nº2, obras avaliadas em cerca de 985.295€.