quinta-feira, 27-04-2017.

Rio Maior celebrou o 25 de Abril

Rio Maior assinalou a passagem do 43.º aniversário do 25 de Abril com uma sessão solene realizada em plena Praça da República, ao início da tarde.

A sessão, conduzida pelo Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Rio Maior, João Rebocho, contou com intervenções de Carlos Neto, 1º Secretário da Assembleia Municipal, seguindo-se os representantes das forças políticas com assento na Assembleia, João Vargas (MIC), Antónia Côrrea (CDU), João Sequeira (PS), Carla Dias (Coligação Juntos pelo Futuro), e Rui Miguel, como independente.

A sessão solene terminou com a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que destacou no seu discuros as palavras "liberdade e democracia" como sendo a base das principais conquistas da revolução, lembrando que a mesma "não foi em prol deste ou daquele partido, da Esquerda ou da Direita! Tinha apenas em mente um Portugal Moderno, Democrático, Aberto ao Exterior, Livre da Guerra Colonial...".

A finalizar a sessão atuaram as Bandas Filarmónicas de São Sebastião e Vila da Marmeleira, interpretando vários temas do seu repertório, seguindo-se uma visita do executivo municipal e convidados à nova Rotunda da Mina do Espadanal e Rua Quinta do Abum, que inauguraram. O dia terminaria com a visita às obras de requalificação do Pavilhão Desportivo da Freiria, onde agora se encontra instalado o Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior, e à Casa Senhorial de Rio Maior, alvo de obras de recuperação, onde agora se encontra a "Loja do Rio", um espaço onde apenas serão comercializados produtos que tenham origem no concelho de Rio Maior, dos vinhos aos enchidos, do azeite ao mel. Esta última visita contou com a presença de D. Duarte Pio, Duque de Bragança, que se associou ao momento recordando a parceria estabelecida em Abril de 2015 entre a Câmara Municipal e a Fundação D. Miguel II para a promoção daquele espaço.