segunda-feira, 10-04-2017.

Inaugurada Variante dos Caminhos de Fátima em Arrouquelas

O Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, inaugurou no passado domingo, 9 de Abril, na freguesia de Arrouquelas, Rio Maior, uma nova variante dos Caminhos de Fátima ligando Azambuja a Amiais de Baixo com passagem pelo concelho de Rio Maior.

As cerimónias de inauguração que contaram com representantes das 14 freguesias que este caminho atravessa, do Centro Nacional de Cultura e também da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, tiveram início com a celebração da tradicional missa de Domingo de Ramos na Igreja Paroquial de Arrouquelas.

Seguiu-se uma pequena cerimónia de bênção da placa que assinala aquele caminho, no largo fronteiro à igreja paroquial, com Mário Pião, Presidente da Junta de Freguesia local, a agradecer a todos os que colaboraram neste projeto e o tornaram possível e Isaura Morais a reconhecer o excelente trabalho efetuado e a convidar os peregrinos a virem conhecer as freguesias do concelho de Rio Maior que o caminho atravessa, nomeadamente Arrouquelas, União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João e União de Freguesias de Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada.

O caminho agora inaugurado dispõe de sinalética e marcações adequadas para orientar os peregrinos no seu trajeto, obra das Juntas de Freguesia e de um conjunto de cerca de 50 voluntários que procederam à sua instalação.

No ano em que se comemora o Centenário das Aparições de Fátima e com a  visita do Papa Francisco ao Santuário, o Centro Nacional de Cultura acolheu favoravelmente esta proposta da Freguesia de Arrouquelas, que teve o apoio de todas as câmaras municipais e freguesias envolvidas, bem como dos delegados de cada caminho, e efetuou um esforço adicional no sentido de fazer com que este novo caminho fosse instalado e que os Caminhos já existentes se encontrem em boas condições e ofereçam uma boa alternativa às estradas perigosas e movimentadas, permitindo que os peregrinos possam desfrutar da natureza e encontrar o sossego e o silêncio propícios a uma caminhada feliz e segura.