quinta-feira, 06-04-2017.

Rio Maior cria Centro de Apoio aos Peregrinos

A Câmara Municipal de Rio Maior vai disponibilizar um Centro de Apoio para Peregrinos, no âmbito das comemorações do centenário das aparições de Fátima e da visita do Papa Francisco ao Santuário, celebrações que se devem traduzir num fluxo acrescido de caminhantes em peregrinação, oriundos das mais diversas zonas do país.

Este Centro de Apoio aos Peregrinos funcionará de 9 a 11 de Maio junto da entrada sul da cidade, nas antigas instalações do Restaurante “O Minhoto”, gentilmente cedidas pelos proprietários, e a sua localização será devidamente assinalada por sinalética a colocar no normal trajeto efetuado pelo peregrinos no concelho. Ao chegar ao Centro os peregrinos poderão encontrar diversos serviços de apoio, nomeadamente cuidados de enfermagem, massagem, área de repouso, apoio espiritual, utilização de balneários e reforço alimentar. A GNR terá seu cargo uma maior fiscalização e acompanhamento das rotas dos peregrinos, sensibilizando os condutores para a sua presença na zona, bem como aconselhando os caminhantes sobre a forma mais segura de percorrerem a sua rota.

A Câmara Municipal de Rio Maior e outras instituições da cidade disponibilizam também, à semelhança de anos anteriores, espaços para alojamento temporário e pernoita de peregrinos, que devem ser solicitados antecipadamente junto dos serviços da autarquia.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, a criação deste Centro “é a resposta e o auxílio mais adequado que podemos prestar aos muitos peregrinos que atravessam o nosso concelho em direção a Fátima, juntando este nosso esforço local ao da ANPC para que todos alcancem em segurança e com saúde o seu destino”.

Para a implementação deste projeto a Câmara Municipal de Rio Maior, coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, conta com a colaboração e parceria dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Rio Maior, Centro de Saúde de Rio Maior, da Diocese de Rio Maior, Agrupamento de Escuteiros 403 Rio Maior e de diversas outras entidades na disponibilização de meios e recursos para aquele espaço.