quarta-feira, 08-02-2017.

Troço da EN114 em Rio Maior vai ser requalificado

O troço da EN 114 que serve a Zona Industrial e Parque de Negócios de Rio Maior, interligando com a A15, foi uma das 12 ligações a zonas empresariais de todo o país selecionada para ser requalificada no âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, apresentado hoje em Riachos pelo Ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, e pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

A Presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, esteve presente no evento, acompanhada do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, Filipe Santana Dias, e de um conjunto de empresários riomaiorenses cujas empresas estão instaladas naquela zona e que beneficiarão deste investimento de 2,4 milhões de euros numa obra considerada prioritária para o concelho, não só pelo aumento da segurança rodoviária naquela via mas também pela maior capacidade de atração de investimento para aquela zona gerado pela maior qualidade das acessibilidades.

A Infraestruturas de Portugal será a responsável pela intervenção, com o Município de Rio Maior a ficar responsável por 15% do valor total do investimento, bem como pelas negociações dos terrenos necessários à implementação deste projeto, que tem vindo a ser delineado e negociado pelas duas entidades ao longo dos últimos anos e que será assim implementado brevemente.

A Zona Industrial de Rio Maior e Parque de Negócios passarão assim a ter uma ligação privilegiada à A15, e por seu intermédio à A1 e A8, bem como ao nó de Rio Maior do IC2, um conjunto de acessibilidades que lhes permitirá tirar ainda melhor partido da sua posição geoestratégica para se afirmarem como uma das plataformas logísticas privilegiadas da região. Este investimento do Governo é ainda justificado pelo elevado volume de negócios das empresas ali instaladas, que está estimado em cerca de 477,5 milhões de euros.

Este programa insere-se no objetivo do Governo de promover o investimento e o crescimento e desenvolve-se em dois eixos: na criação ou expansão de infraestruturas de localização empresarial nas regiões Norte, Centro e Alentejo e na intervenção nos acessos rodoviários às áreas empresariais já consolidadas nas mesmas regiões.