quarta-feira, 01-02-2017.

Município e EICEL 1920 assinaram Protocolo e Contrato de Comodato

A Câmara Municipal de Rio Maior e a EICEL 1920 assinaram, no passado dia 28 de janeiro, um Contrato de Comodato e um Protocolo de Cooperação, encerrando assim as “Comemorações do Centenário da Mina do Espadanal”.

Com este Contrato de Comodato a Câmara Municipal de Rio Maior, proprietária do espaço, cede um dos edifícios da Mina à EICEL 1920, a antiga secção de trituração, para aí passar a desenvolver a sua atividade associativa, sendo a ação de ambos nas intervenções que venham a ter lugar na antiga Mina balizadas pelo Protocolo de Cooperação agora assinado.

A cerimónia de encerramento das comemorações teve lugar na Biblioteca Municipal Laureano Santos e contou, entre os muitos convidados, com a presença dos familiares do antigo director ténico da mina, o engenheiro Luís Falcão Mena, que passa a ter uma rua com o seu nome junto às instalações da Mina do Espadanal, cuja placa toponímica foi descerrada durante a cerimónia pela presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e por um dos filhos do homenageado, Luís Fernando Falcão Mena.

Para além destes dois actos a cerimónia, contou ainda com a apresentação do número 2 do jornal “O Riomaiorense”, com alocução comemorativa do centenário do nascimento do Eng. Luís Falcão Mena e com as intervenções de Isaura Morais, António Moreira, Manuela Fialho, Silvino Sequeira e Luís Fernando Falcão Mena, que abordaram, não só passado da Mina do Espadanal e a sua importância no desenvolvimento de Rio Maior, mas também o seu presente e futuro de modo a preservar as memórias de uma época.