segunda-feira, 16-01-2017.

Município de Rio Maior adquire histórica "Moagem Maria Celeste"

O Município de Rio Maior adquiriu hoje, através de escritura pública, a histórica "Moagem Maria Celeste" situada no percurso do rio Maior, na zona mais antiga da cidade.

A aquisição deste espaço histórico, pelo montante de 250.000 euros, inclui-se em todo um processo de negociações em curso com os proprietários de terrenos na zona de implantação do projeto de Requalificação e Valorização da Villa Romana e do Rio Maior, projetando devolver o rio à cidade numa zona onde nascerá um parque urbano ao longo de todo o seu percurso, com um novo edifício para albergar a Villa Romana, permitindo a sua abertura permanente ao público, bem como diversos equipamentos que passarão a ficar à disposição dos munícipes e que valorizarão todo o troço da Avenida dos Combatentes entre o Cemitério Municipal e a Rua Norton de Matos.

Este é um dos projetos estruturantes de intervenção do município na cidade, no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), aumentando os níveis de qualidade de vida da zona mais antiga de Rio Maior e promovendo a requalificação pelos proprietários dos imóveis ali existentes. Uma intervenção com financiamento comunitário já garantido mas do qual estão excluídas todas as aquisições de terrenos e outros imóveis necessários para a implementação dos projetos, verbas que saem diretamente do orçamento municipal.

Espera-se que todo este projeto, cujo valor global atinge os 4,5 milhões de euros, comparticipados por verbas proveniente do FEDER no âmbito do Programa PORTUGAL2020, e que inclui ainda intervenções de Recuperação da Casa Senhorial e Núcleo histórico do Paço Real, já em curso, a Requalificação da Praça do Comércio e sua zona envolvente, a construção das ciclovias Rio Maior–Asseiceira e Rio Maior-Vale de Óbidos, bem como a construção de um Parque de Estacionamento de apoio ao Terminal Rodoviário e respetivas acessibilidades, entre outras, possa estar concluída até ao final de 2018.