quinta-feira, 10-11-2016.

Rio Maior celebrou 180 anos de Concelho

Rio Maior celebrou os seus 180 anos de concelho com um conjunto de atividades, entre as quais homenagens a diversas personalidades e instituições que se destacaram na vida concelhia.

A primeira dessas homenagens foi a 5 de Novembro, com o cumprir de uma promessa assumida por Isaura Morais nas comemorações do ano anterior. Dar o nome do Prof. Albino Maria ao auditório do Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, onde ficará eternizado o seu papel na promoção do desporto e na construção do Complexo Desportivo de Rio Maior. A cerimónia de homenagem contou com a presença da família do homenageado e com muitos amigos que com ele privaram durante a sua vida pessoal e profissional e teve como oradores a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, a presidente do Conselho de Administração da Desmor, Diva Cobra, o Professor Abel Santos, em representação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e a viúva do homenageado, Olga Moreira.

A tarde desse dia contaria com o grande momento cultural das comemorações, a XVI Gala de Acordeão Eugénia Lima, que contou com as participações da Escola de Dança Tocata, da jovem acordeonista Luísa Martins, Tiago Pirralho, José Cláudio, Catarina Brilha, das dançarinas "Corpo de Baile", de Michel e o seu sapateado e de Tino Costa, um dos maiores intérpretes nacionais e apaixonado pela obra de Eugénia Lima.

Já o dia 6 de Novembro recebeu as cerimónias oficiais da comemoração dos 180 anos do concelho de Rio Maior, que se iniciaram bem cedo com o hastear da bandeira frente aos Paços do Concelho, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Municipais. Seguiu-se o discurso de Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal, que aproveitou o momento para projetar o futuro da cidade e do concelho, apelando à participação de todos no crescimento de Rio Maior “Com o esforço do vosso trabalho, contribuindo para o crescimento das nossas empresas, com a vossa participação cívica nas atividades da comunidade e suas associações, apontando os problemas, participando nas soluções, fazendo crescer e prosperar o concelho que é de todos nós!”.

O tempo foi depois de homenagens com a Federação Portuguesa de Futebol, representada por Humberto Coelho, a receber a Medalha de Honra do Município pelos muitos anos de parceria no apoio à preparação das seleções nacionais de futebol, promovendo o Centro de Estágios de Rio Maior e a “Cidade do Desporto”. Igual distinção seria entregue a José Manuel Constantino, atual Presidente do Comité Olímpico de Portugal, por todo o seu empenho e dedicação ao desporto nacional, à promoção dos valores do Olimpismo e por toda a colaboração dada à promoção e afirmação de Rio Maior como “Cidade do Desporto”.

Com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, foram ainda homenageados as seguintes pessoas e instituições:

- António Branco Coelho & Irmãos, Lda, uma empresa de referência no mercado nacional e internacional de carroçarias e basculantes;

- António Noronha Nunes, metalomecânico;

- Associação de Melhoramentos Cultural, Recreativa e Desportiva de São Sebastião pelo incentivo à prática de actividades de índole cultural, recreativa, desportiva e social;

- Clube de Natação de Rio Maior, pelos seus 30 anos de existência;

- Estores Leão”, sediada na Zona Industrial de Rio Maior, onde se encontra a laborar desde 2005, com uma forte aposta na tecnologia e inovação na industria de toldos e estores;

- Henrique Gomes Vicente, pela sua dedicação às causas sociais, nomeadamente na  Conferência de Santo António, da Conferência de S. Vicente de Paulo;

- Horto S. Silvestre, uma empresa de referência na produção biológica de frutas e legumes, que conta com 15 colaboradores e vários hectares de campo de cultivo e estufas, fazendo parte do Clube de Produtores da Sonae desde 2002;

- Associação Juvenil H2O, é já uma referência no associativismo, não só no concelho e na região, mas também em Portugal e na Europa, nos seus 20 anos de existência;

- Leonor Maria Leitão Coelho, pelos seus 25 anos como funcionária do quadro da União de Freguesias de Azambujeira e Malaqueijo e membro da Comissão de Melhoramentos de Malaqueijo e da Comissão Social de Freguesia.

- Nuno Duarte Silva, pelos muitos os anos de entrega à vida autárquica da vila de Alcobertas, com empenhada participação em vários executivos da Junta de Freguesia e como presidente da Assembleia de Freguesia, cargo que também desempenhou durante vários mandatos.

- Atletas Olímpicos riomaiorenses Inês Pereira Henriques*, João Paulo Garcia Vieira, Miguel Ângelo Henriques Carvalho, Sérgio Miguel Garcia Vieira e Vera Lúcia Montez Santos, pela sua carreira desportiva e participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Foram ainda entregues Diplomas de Mérito aos funcionários da autarquia e das empresas municipais que se aposentaram em 2015 e aos colaboradores em funções com mais de 35 anos em funções públicas.

O dia terminaria com as tradicionais deslocações e homenagens aos riomaiorenses no Obelisco do Centenário, Monumento aos Combatentes e estátua de S. Nuno de Santa Maria, terminando com a confraternização de 1300 idosos do concelho no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, em animado almoço e animação com a artista Mokika Reis.

Pelo meio ficou também um momento especial, o fecho de uma Cápsula do Tempo no jardim da Biblioteca Municipal de Rio Maior, com diversos objetos e fotografias dos nossos dias, que deverá ser aberta em 2036, nas comemorações dos 200 anos do concelho.

(*)Inês Henriques recebeu apenas um Diploma de Mérito Desportivo do Município de Rio Maior por já ter sido agraciada com a Medalha de Mérito, Grau Prata, em ocasião anterior.