segunda-feira, 27-06-2016.

S. João da Ribeira assinalou requalificação da Torre Mourisca em dia de festa

S. João da Ribeira viveu mais uma importante data da sua já longa história com o assinalar do final das obras de requalificação da Torre Mourisca, símbolo da localidade e importante património histórico concelho de Rio Maior.

A cerimónia teve lugar ontem, 26 de junho, último dia das festas em honra de S. João Batista, padroeiro da localidade, e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, dos vereadores Ana Figueiredo e Augusto Figueiredo, do presidente da União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, Leandro Jorge, do Vigário Geral da Diocese de Santarém, padre Aníbal Vieira, do vice presidente do Centro Social e Paroquial de S. João Batista, José Silveira e do padre Valter Carvalho, pároco local.

As obras de recuperação, levadas a cabo nos últimos meses e orçadas em cerca de 12 mil euros visaram devolver a dignidade e segurança à torre e só foram possíveis graças ao esforço conjunto da União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João e do Centro Social e Paroquial de S. João da Ribeira, instituição que assumiu o encargo da obra e contou com um apoio financeiro de 5 mil euros por parte da Câmara Municipal de Rio Maior.

A junta de freguesia local contou ainda com a necessária e pronta colaboração da Paróquia de S. João da Ribeira e da Diocese de Santarém em todo este processo assim como o acompanhamento por parte do IPPAR nesta importante e delicada obra de requalificação que incluiu picagem e substituição das argamassas podres existentes na estrutura, restauro e recuperação das madeiras que suportam os sinos, na retirada da escada que se encontra no exterior da torre para o seu interior, recuperação do relógio e de toda a alimentação eléctrica que garante o funcionamento do mesmo, bem como a pintura de toda a estrutura da torre e iluminação do monumento.