segunda-feira, 25-04-2016.

Em Rio Maior celebrou-se Abril

Rio Maior comemorou  o 25 de Abril de 1974 com uma sessão solene realizada na Praça da República, em zona frontal aos Paços do Concelho de Rio Maior.

Uma cerimónia que teve o seu início com a intervenção do 1º Secretário da Assembleia Municipal em substituição do Presidente, que não esteve presente por motivos de ordem pessoal.

Carlos Neto lembrou na sua intervenção a importância da revolução no final da guerra colonial e a necessidade de aprimorarmos o nosso sistema político e democrático, tornando-o mais próximo dos cidadãos.

Usaram seguidamente da palavra os representantes das diversas forças políticas com assento na Assembleia Municipal respetivamente Maria Amélia Simão pela UMA, Antónia Falcão Côrrea pela CDU, António Moreira pelo PS e António Figueiredo pela Coligação Juntos pelo Futuro PSD/CDS-PP.

As intervenções desta sessão terminaram com Isaura Morais a evocar a Democracia e a Liberdade como as principais conquistas de Abril. A Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior lembrou que estas são conquistas de todos os portugueses “Conquistas que não são de esquerda nem de direita, não são pertença exclusiva deste ou daquele partido político, são valores universais, defendidos por todos, pertença de todos e que devemos ter presentes no nosso dia a dia!”

Isaura Morais centrou também a sua intervenção no atual sistema politico partidário, dizendo que “hoje vai sendo tempo de abandonarmos a política de vistas curtas, ditada pelo tacticismo e pelos interesses de ocasião desta ou daquela força política. Numa democracia consolidada os partidos devem ser capazes de alcançar entendimentos sobre questões essenciais para o nosso futuro coletivo, sem que isso se confunda com unanimismo de pontos de vista.”

Terminadas as intervenções entraram em palco os 4 Ranchos Folclóricos do concelho convidados para participarem nestas comemorações, designadamente, o Rancho Folclórico de Chãos, o Rancho Folclórico do Arco da Memória, o Rancho Folclórico de Fráguas e o Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira que atuaram para o muito público que se concentrou para assistir a esta cerimónia comemorativa do 42º aniversário da revolução de Abril.