quinta-feira, 21-04-2016.

“Rota dos 20” apresentou compromissos na Câmara Municipal

Com a apresentação dos compromissos para uma mobilidade mais sustentável no nosso concelho, por parte das escolas que aderiram à iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, terminou a passagem do projeto “Rota dos 20”, pelo concelho de Rio Maior.

A cerimónia de apresentação de compromissos teve lugar no auditório da Câmara Municipal de Rio Maior e contou com a presença da vereadora da educação, Ana Figueiredo, das técnicas da autarquia responsáveis pela coordenação do projecto em Rio Maior, e de professores e alunos dos quatro estabelecimentos de ensino que aderiram a esta iniciativa que decorreu no nosso concelho de 4 a 15 de Abril.

Após os trabalhos realizados nas respectivas escolas os alunos apresentaram os seguintes compromissos:

Escola Profissional de Rio Maior: Sensibilizar os alunos no âmbito da mobilidade sustentável promovendo acções sobre prevenção e segurança rodoviário; Incentivar o uso de bicicleta, dinamizando na Escola Profissional actividades que fomentem o seu uso.

EB Marinhas do Sal: Criar campanhas de promoção do uso de transportes mais ecológicos, como é o caso da bicicleta ou de veículos elétricos; Alertar para a necessidade de melhoria de alguns passeios e rampas de forma a permitir a passagem de cadeiras de rodas.

EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva: Aumentar o número de ecopontos na escola e sensibilizar para a separação de resíduos e para a separação de pilhas; Sensibilizar pais/professores/funcionários para a redução do uso do automóvel nos percursos casa/escola.

Escola Secundária Augusto César da Silva Ferreira: Alertar para a problemática das acessibilidades, apontar soluções de melhoria; Acções de sensibilização dirigidas a alunos, comunidade escolar; Icentivar o uso de bicicleta; Sensibilizar a população para a utilização de transportes públicos e para os benefícios de andar a pé

A iniciativa “Rota dos 20” foi promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa e surgiu no âmbito da celebração dos vinte anos do Programa Eco-Escolas tendo sido levada a cabo, simultaneamente, nos 18 distritos do continente e nas duas regiões autónomas.