segunda-feira, 14-11-2011.

II Festival de Magia de Rio Maior "Abracadabra"

Realizou-se no Cineteatro de Rio Maior, nos dias 11 e 12 de Novembro, o II Festival de Magia de Rio Maior “Abracadabra”organizado pela API - Associação Portuguesa de Ilusionismo, com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior.

Ao longo destes dias passaram por Rio Maior dezenas de mágicos oriundos de Portugal, Espanha, França, Brasil e Suécia, que apresentaram várias modalidades como a manipulação, números de grandes ilusões e magia com dança, entre outras.

Neste fim-de-semana, Rio Maior voltou a ser a “Capital da Magia ao receber, no dia 11, a Gala de Magia com o espectáculo “Imagina” da responsabilidade de Andrély (mágico finalista do programa “Portugal tem talento”, da SIC).

No dia seguinte, o evento começou com a Gala de Close-Up Internacional, com apresentações de Agustín Leal (Espanha), Gonçalo Martins (Portugal), Jahn Gallo (Suécia), Miguel Pinheiro (Portugal) e Rui Fernandes (Portugal).

À noite, e a encerrar o Festival, decorreu a Gala Internacional que contou com as participações de Andrély (Brasil), Florian Sainvet (França), Frédéric da Silva (França), Jammes Garibo & Andrea Salanova (Espanha), Mr. Covilhete (Portugal), na Manga (Portugal) e Leandro Morgado (Portugal).

Esta Gala serviu também para a API reconhecer o trabalho dos mágicos portugueses com o seu Presidente Vitor Alves a entregar o Troféu API a Mário Daniel (autor, apresentador e mágico do programa "Minutos Mágicos" da SIC) e a premiar a dupla na Manga.

Para além destes eventos abertos ao público em geral, ao longo do fim-de-semana realizaram-se algumas iniciativas destinadas apenas aos mágicos e que fizeram parte da Convenção API 2011.

Acompanharam estas actividades a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e a Vereadora Sara Fragoso.