quarta-feira, 29-07-2015.

GIP Rio Maior com protocolo renovado

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançou hoje, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, a terceira edição dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), através da assinatura de contratos de objetivos com 434 entidades promotoras, entre as quais a Câmara Municipal de Rio Maior, representada na cerimónia pela sua presidente, Isaura Morais.

Com esta terceira edição, o IEFP pretende ver reforçada a sua capacidade de atuação, em proximidade aos territórios e às populações, no apoio à inserção profissional dos desempregados assente numa rede constituída por 464 estruturas distribuídas de forma a cobrirem todo o território ao nível concelhio.

Os GIP promovidos e dinamizados pelo IEFP em parceria com as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, credenciadas para apoiar os desempregados na sua inserção no mercado de trabalho, constituem-se como uma rede de suporte à intervenção dos serviços de emprego e as parcerias agora formalizadas têm um papel fundamental na inserção profissional dos desempregados, concretizando-o através do desenvolvimento de atividades de apoio à procura ativa de emprego, de captação e divulgação de ofertas de emprego, de apoio à colocação, de divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, entre outras.

O investimento na rede de 464 GIP representa cerca de 10 milhões de euros em 2015 e 2016, para apoiar cerca de 800 000 abrangidos nos dois anos.

O GIP Rio Maior funciona nas instalações do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, no Pavilhão Multiusos, de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.