segunda-feira, 06-07-2015.

Fundo Municipal de Emergência Social já em funcionamento

O Fundo Municipal de Emergência Social do concelho de Rio Maior já se encontra em pleno funcionamento, depois da celebração do acordo de colaboração entre o Município de Rio Maior e a Associação de S. Vicente de Paulo de Portugal, representada no concelho pela Conferência de Santo António de Rio Maior.

Os apoios a conceder por intermédio deste fundo, sendo de natureza monetária, são excepcionais, pontuais e temporários visando apenas colmatar situações de verdadeira emergência social em que estejam em causa os mais elementares direitos de saúde e subsistência.

Os pedidos de apoio no âmbito deste fundo podem ser concretizados junto dos serviços da Segurança Social de Rio Maior, da Subunidade de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, do C.E.E. “O Ninho” e da Conferência de Santo António de Rio Maior da Sociedade de S. Vicente de Paulo, estando esta última já está dotada de parte das verbas definidas no orçamento da autarquia para a implementação deste fundo e tendo sido a escolhida para proceder à sua gestão e distribuição por proposta dos membros do Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

O Fundo Municipal de Emergência Social foi criado por deliberação da Câmara Municipal de Rio Maior do ano de 2014 com a intenção de ajudar a colmatar as dificuldades sentidas por indivíduos e famílias do concelho, agravadas pela situação social, económica e financeira do país.