terça-feira, 24-02-2015.

Rio Maior recorda Ruy Belo

Assinalando o 82º aniversário do nascimento de Ruy Belo a Câmara Municipal de Rio Maior, em colaboração com a União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, preparou uma série de iniciativas evocativas da memória de um dos maiores poetas portugueses do séc. XX.

Assim, no dia 27 de Fevereiro, data do seu nascimento, será inaugurado o Roteiro Turístico Cultural Ruy Belo, um percurso que mostrará aos visitantes diversos locais ligados à sua vida e memória, com início na casa do poeta em S. João da Ribeira e final na Casa Senhorial de Rio Maior, passando pelo Museu Rural de São João da Ribeira, a Igreja de São João da Ribeira, a Junta de Freguesia local e o Centro Escolar Poeta Ruy Belo. Este percurso contará a história de Ruy Belo, estando em cada ponto devidamente sinalizado com informação relativa a cada local.

Tendo inicio também a dia 27 a Feira das Tasquinhas de Rio Maior o espaço de exposição do Município de Rio Maior, no 1º andar do Pavilhão Multiusos, contará com uma exposição alusiva a este Roteiro Turístico Cultural e evocativa da memória e obra de Ruy Belo, que será também lembrado com uma faixa evocativa na fachada dos Paços do Concelho.

Ruy Belo faleceu em Queluz a 8 de Agosto de 1978, tendo sido postumamente agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant'iago da Espada, em 1991, ordem que é concedida por mérito literário, científico e artístico.