sexta-feira, 07-10-2011.

VIII Semana da Solidariedade

A VIII Semana da Solidariedade, iniciativa organizada anualmente pelo Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Rio Maior, em colaboração com as Instituições de Solidariedade Social do Concelho, realizou-se na nossa cidade entre os dias 28 de Setembro e 1 de Outubro

Este ano sob o tema "Cidadania em 2011" e no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e Cidadania Activa, esta iniciativa pretendeu desenvolver um impulso ao Voluntariado no Concelho, nomeadamente ao Banco Local de Voluntariado de Rio Maior e reafirmar a importância do voluntariado junto das pessoas em situações de maior vulnerabilidade

Cada um dos quatro dias teve uma designação própria, procurando-se proporcionar e incentivar o convívio inter-geracional, principalmente entre os mais jovens e os menos jovens, uma vez que a interacção é uma essência da vida social e da vida em comunidade.

28 de SetembroDia do Voluntariado

A cerimónia de abertura teve lugar no Auditório Municipal e foi presidida pela Presidente da Câmara, Isaura Morais, acompanhada da Directora do Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, Anabela Rato.

Isaura Morais salientou que “a cidadania activa é uma área em que o município de Rio Maior aposta dispondo de diversos parceiros dinâmicos e atentos à realidade social. Não é por acaso que o Banco Local de Voluntariado que junta esforços institucionais da Câmara, da Santa Casa da Misericórdia e da Junta de Freguesia de Rio Maior conta com cerca de 50 inscrições de voluntários. O Banco Local ainda não está a trabalhar no terreno mas esperemos que rapidamente ultrapasse os últimos trâmites”.

A Presidente da Câmara de Rio Maior frisou ainda que “estamos a viver tempos difíceis com tendência a piorar, mais penosos para as famílias e para os trabalhadores em geral. Peço-vos que mesmo quando a esperança comece a falhar não vos falte a motivação, pois é ela que nos faz trabalhar e levantar os braços em prol dos outros”, concluiu.

Logo de seguida teve lugar a sessão “Voluntariado como Promotor da Cidadania”, a qual foi moderada pela Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso, e teve como prelectores Elza Chambel, Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Inês Caeiro, técnica das Aldeias de Crianças SOS de Portugal, Rui Andrade, Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, António Pouseiro, Presidente da Direcção da Conferência de São Vicente de Paulo, e Odete Martins, voluntária no Centro Juvenil de Rio Maior das Aldeias de Crianças SOS de Portugal.

29 de Setembro – Dia da Adolescência

Este dia foi especialmente dedicado aos adolescentes com a realização de um Teatro-Debate intitulado “Nós somos aqueles de quem os nossos pais nos avisaram”, da autoria de Paula Perdigão e representado pela Associação Projecto Ficções – Ass. Jovem de Artes Dramáticas do Seixal.

Esta peça destinada aos mais jovens encheu por completo o Cineteatro de Rio Maior.

30 de SetembroDia do Sénior

A VIII edição da Semana da Solidariedade prosseguiu neste dia com a realização da tradicional Festa dos Seniores, com música e dança, que decorreu uma vez mais no Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

A anteceder, alguns técnicos da Biblioteca Municipal Laureano Santos dramatizaram duas histórias tradicionais: “O Velho, o Rapaz e o Burro” e “A Carochinha”.

Foi também apresentado um projecto de voluntariado para a promoção da leitura nas IPSS concelhias, designado “Laços de Leitura”.

Presente nesta tarde festiva que assinalou o Dia Internacional do Idoso esteve a Vereadora da Acção Social, Sara Fragoso, que aproveitou a ocasião para sortear 3 vouchers em material ortopédico.

1 de OutubroDia da Multiculturalidade

A finalizar a Semana da Solidariedade actuaram, no Cineteatro, a Orquestra Geração de Vialonga, composta por 50 jovens alunos do agrupamento de escolas daquela Freguesia do Concelho de Vila Franca de Xira, e o Coro do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, tendo ambos oferecido um magnífico espectáculo ao público que voltou a encher por completo aquele espaço.

Colaboraram nestas iniciativas:

- Associação de Solidariedade Social de Abuxanas

- Centro de Convívio e Recreio do Outeiro da Cortiçada

- Centro de Convívio e de Solidariedade Social de Sourões

- Centro Paroquial e de Bem-Estar Social de Rio Maior - Lar Fausta Sequeira Nobre
- Centro Social de S. DomingosAsseiceira
- Centro Social de S. João Batista - São João da Ribeira