segunda-feira, 26-09-2011.

"Qualidade de Vida em Meio Urbano" debatido na Câmara Municipal

O Auditório da Câmara Municipal de Rio Maior acolheu, ao final da tarde do dia 22 de Setembro, uma conferência integrada na “Semana Europeia da MobilidadeDia Europeu Sem Carros”.

Intitulada “Qualidade de Vida em Meio Urbano” a conferência principiou com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Carlos Frazão, a proceder à sessão de abertura.

Carlos Frazão, na sua intervenção, falou da Regeneração e Requalificação Urbana da Cidade de Rio Maior, destacando as intervenções de vulto efectuadas e a efectuar em breve na cidade, nomeadamente a recuperação do Mercado Municipal, a construção do Espaço Polivalente com funções cívicas, lúdicas e sociais – Casa da Cidadania, a recuperação da fonte de 1931 situada junto à Praça do Comércio, a requalificação do espaço público do Percurso da Procissão da Via-Sacra ou Passos de Rio Maior, em que irão ser beneficiadas, as ruas D. Afonso Henriques, do Arraial, 6 de Novembro, Mouzinho de Albuquerque até ao Rio da Ponte, Dr. Francisco Barbosa, João Afonso Calado da Maia, Almirante Reis, Dr. João Calado da Maia e Professor Manuel José Ferreira, bem como o Largo do Rossio e o Largo e a Rotunda junto à Praça da República.

Outra das intervenções anunciadas será a requalificação da Avenida Portugal, entre a Rotunda da Freiria e a Rotunda Dr. Francisco Carneiro.

O Vice-Presidente da Câmara salientou que estas obras são comparticipadas em 85% pelo QREN – INALENTEJO, podendo chegar aos 95% no final do corrente ano e deverão estar concluídas até ao final de 2012, dando assim um maior embelezamento à zona antiga da cidade.

Seguiu-se a intervenção do arquitecto paisagista Pablo Peon, da empresa Implenitus, entidade que está a efectuar um estudo de Plano de Pormenor da Zona Ribeirinha de Rio Maior. A bacia do rio Maior é outra das grandes intervenções a efectuar em breve, nomeadamente a sua limpeza e a construção de espaços verdes nas zonas envolventes.

Esta conferência teve ainda como oradores o Prof. Monteiro Figueira e a Eng.ª Cláudia Albuquerque, ambos da empresa CEIT (Consultores Engenheiros em Infraestruturas de Transportes, Lda.), tendo o primeiro feito uma apresentação sobre as Medidas de Acalmia de Tráfego em Meio Urbano, e a segunda sobre uma experiência internacional de uma cidade sem carros”, vivida em HasseltBélgica.

Esta interessante sessão terminou com o público presente a colocar as suas questões, as quais foram eficazmente elucidadas pelos oradores.