terça-feira, 28-10-2014.

Município de Rio Maior assina protocolo pela igualdade de género

O Município de Rio Maior e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinaram, no passado dia 22 de Outubro, um protocolo no sentido do desenvolvimento, por parte da Autarquia, de práticas que visem promover o desenvolvimento integrado da perspectiva de género e de igualdade entre mulheres e homens.

As medidas a implementar darão origem a um plano local de igualdade de género que implementará as medidas necessárias para promover os objectivos expressos no protocolo. Para este efeito foi nomeada uma Conselheira Local da Igualdade papel que caberá à nomeada, Olga Paula, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de São João.

A assinatura do Protocolo entre as duas entidades foi efetuada com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Fátima Duarte, e tem a duração de 1 ano, sendo automaticamente renovado, salvo se alguma das partes não mostrar disponibilidade para tal.

Os vereadores Lopes Candoso e Ana Figueiredo também marcaram presença na cerimónia de assinatura do Protocolo, bem como a chefe de Unidade da Ação Social, Aldina Santos, o chefe de gabinete da Presidência, João Rebocho e a nova conselheira para a Igualdade, Olga Paula.

As duas outorgantes do documento destacaram a importância deste tipo de protocolos, numa altura em que a eliminação dos estereótipos de género e a alteração dos modelos sociais e comportamentais deles recorrentes constituem uma preocupação constante das orientações e resoluções do Conselho da Europa e da União Europeia.

Para terminar a cerimónia houve ainda tempo para um momento de poesia protagonizado por Maria da Luz Paixão e Samuel Pinheiro, que leram poemas relacionados com a temática da igualdade de género.