segunda-feira, 20-10-2014.

Rio Maior assinalou centenário da 1ª Grande Guerra

O concelho de Rio Maior foi palco, no passado domingo, dia 19, de quatro cerimónias evocativas dos 100 anos da 1ª Grande Guerra. Estas homenagens aos combatentes, organizadas pelo Núcleo da Liga dos Combatentes de Rio Maior com o apoio Câmara Municipal de Rio Maior, tiveram lugar no Cemitério Municipal de Rio Maior e em São Sebastião, Arruda dos Pisões e Arrouquelas.

As cerimónias foram presididas pela presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e contaram com a presença da vereadora Ana Filomena Figueiredo, dos presidentes de junta das quatro freguesias envolvidas na homenagem e do presidente do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, José Carlos Santos. Numa cerimónia, que se repetiu junto aos 4 locais de homenagem aos combatentes, e após a leitura de discursos enviados pelo presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues e pelo presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, teve lugar o descerramento de uma placa evocativa da data e a atribuição de uma medalha da Liga dos Combatentes à presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e aos presidentes de Junta Luís Santana Dias, Albertino Lopes, Raúl Pinto e Mário Pião.

A homenagem, que contou com a presença de um Terno de Clarins do Centro de Comandos da Carregueira e de uma Secção Militar de Alunos do Curso de Formação de Sargentos da ESE, das Caldas da Rainha, foi ainda marcada por uma homilia, no Cemitério Municipal de Rio Maior, proferida pelo padre António Diogo e pela presença, em São Sebastião, das Unidades de Cadetes do Exército e Cadetes do Mar, da EBI Marinhas do Sal.