segunda-feira, 08-09-2014.

Centro Escolar de Santo António, em Fráguas, Inaugurado

O dia 6 de Setembro ficou marcado pela inauguração do moderno Centro Escolar de Santo António em Fráguas – Rio Maior, inaugurado com a presença do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais.

Com a presença de autarcas, entidades locais e muita população residente na zona de influência deste Centro Escolar deu-se a conhecer a todos o espaço, com capacidade para albergar cerca de 200 crianças,  em oito salas de aula, três para crianças do jardim-de-infância e cinco para as do primeiro ciclo do ensino básico, das freguesias de Fráguas, Arruda dos Pisões, São Sebastião e Outeiro da Cortiçada.

Este moderno equipamento, que está dotado de equipamentos interativos, salas de tecnologias de informação e comunicação, biblioteca, refeitório e espaços para a prática desportiva, entre outras valências, custou 1 milhão e 114 mil euros, tendo sido financiado em 85 por cento pela União Europeia, cabendo à Câmara Municipal de Rio Maior, dona da obra, suportar cerca de 167 mil euros, que se englobam nos 6 milhões de euros investidos nos últimos anos na modernização da rede escolar do concelho.

Para Isaura Morais “é em centros escolares modernos como este que podemos garantir mais e melhores condições de sucesso a toda a comunidade escolar, que passa a dispor, para além do espaço e condições físicas do edifício, de um espaço que proporciona mais socialização e uma maior inclusão social e vivência de cidadania.” A Presidente do Município de Rio Maior desejou ainda “que esta nova Casa da Educação seja, para os nossos mais jovens, a etapa inicial de uma vida feliz, próspera e repleta de sucessos pessoais e profissionais!”

Para João Casanova de Almeida a construção deste tipo de equipamentos em todo o território nacional representa um investimento para que, no futuro, os nossos jovens possam toamr as melhores decisões para o país, alicerçados numa educação sólida e moderna.

A cerimónia de inauguração ficou concluída com um convívio para toda a população, que juntou cerca de 600 pessoas, nas instalações da associação local.