quarta-feira, 20-08-2014.

Frimor 2014 já tem programa

Teve lugar no passado dia 18 de Agosto, no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a apresentação pública da edição de 2014 da FrimorFeira Nacional da Cebola.

Uma das principais novidades do certame deste ano será uma exposição agroalimentar do concelho, que reunirá muitos dos intervenientes nesta fileira no 1º andar do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, onde terão oportunidade de dar a conhecer os seus produtos. Para o setor será igualmente realizado um seminário dedicado ao tema “Novas Oportunidades para a Agricultura”, promovido pela APRODER em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Rede Rural Nacional

“O setor agroalimentar é um dos setores chave do plano estratégico de Rio Maior e, pela primeira vez, apostamos na exposição dos principais produtos do concelho”, afirmou João António Candoso, vereador responsável pelos mercados e feiras.

Para além daquela exposição, a Feira Nacional da Cebola contará nesta edição com uma maior aposta no programa equestre que este ano incluirá uma tourada e retomará a realização do circuito ciclista de Rio Maior.

Na feira a autarquia prevê gastar nesta edição mais de 67 mil euros, uma aposta no crescimento, segundo Lopes Candoso: “Temos vindo a apostar no crescimento sustentado e aumentando gradualmente o orçamento do certame que acreditamos que este ano esteja mais consolidado e que atraia entre 60 a 70 mil visitantes”. Para esse aumento de visitantes concorre, por um lado, a divulgação “mais intensa e atempada” que a câmara está a fazer do certame e, por outro lado, “um vasto programa de animação e a gastronomia, incluindo ‘show-cokings’ ligados à cebola”, isto para além dos trinta e dois ceboleiros da região presentes, dos cerca de 40 ‘stands’ dedicados ao agroalimentar, cerca de 70 dedicados à doçaria e outras atividades económicas e 30 ‘stands’ em representação de instituições.

Para a Presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, a Frimor 2014 um passo sustentado no sentido de aumentar a visibilidade dos produtos do setor agro-alimentar local (Vinhos, Azeites, Sal e a Cebola), “esperando que quem vem a esta feira para vender o produto do seu trabalho e ajudar a divulgar a imagem do concelho tenha sucesso e uma boa feira”.

A FRIMOR – Feira Nacional da Cebola (embora só nos últimos anos assim se designa) é o certame mais antigo de Rio Maior, remontando a sua criação ao século XVIII. Em 1760, D. José instituiu-a a feira como franca. A feira durava três dias, com início a 13 de setembro, junto da capela de S. Sebastião, onde se transacionavam desde produtos agrícolas, pecuários, metalúrgicos e têxteis (vindos da zona serrana), a sal das Salinas de Rio Maior. Atualmente é uma feira agrícola, comercial e industrial que pretende divulgar as potencialidades económicas e potenciar a economia local.

As entradas no certame são gratuitas.

Pode consultar o programa AQUI