fbpx Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 27-03-2019.

Tasquinhas 2019 abrem portas esta 6ª feira

A Feira das Tasquinhas de Rio Maior abre portas a 29 de março e promete, durante 10 dias, dar a conhecer os saberes e sabores da culinária regional, acompanhados da animação das muitas bandinhas participantes e de um programa de animação noturna, e mostrar algumas novidades aos cerca de 100.000 visitantes que, habitualmente, se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

24 Tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, são geridas por cerca de 1000 voluntários, que assumem durante todo o certame os papéis de Cozinheiros, Ajudantes de Cozinha e Empregados de Balcão, apresentando cada uma os pratos mais típicos da sua terra, do Galo Com Nozes ao Cabrito Serrano, passando pelos Caracóis da Horta, a Chanfana Serrana, a Mão de Vaca com Grão e o tradicional Bacalhau à Lapardão.

“São estes sabores, confecionados com o mesmo carinho e tradição das nossas mães e avós, que quem nos visita pode esperar encontrar em Rio Maior durante estes 10 dias”. A afirmação é da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, entidade que promove este certame, que já vai na sua 34ª edição, e cuja principal preocupação se centra na criação das condições necessárias para que a receita angariada pelas associações participantes seja a suficiente para que estas mantenham ativa e viva a sua intervenção na comunidade.

Para além das Tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante pode ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região na tenda exterior, que recebe igualmente a exposição de artesanato, enquanto que, no 1º andar do pavilhão encontra ainda uma exposição de atividades económica, com cerca de 75 expositores.

A animação do certame será novamente garantida pelas tradicionais bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional, e pela Tenda Tasquinhas Fest, onde os DJ’s vão atuar todas as noites, com concertos às sextas-feiras e sábados, a prometerem animar aquele espaço, que abre portas às 22 horas, todas as noites.

Novidade na edição deste ano é a zona Tasquinhas Kids, uma área que funcionará de 6ª a domingo, que permite aos pais deixar as suas crianças ao cuidado de monitores certificados, numa zona de diversão e brincadeira, com um conjunto de divertimentos próprios para a idade, enquanto vistam as restantes zonas do certame.

Novidade também é a nova zona de entrada da feira, na área central do Pavilhão Multiusos, bem como os horários da edição deste ano, com o Pavilhão a permanecer aberto até às 2h00 da manhã, às sextas-feiras e sábados, correspondendo a um anseio das associações presentes, proveniente do elevado número de visitantes desses dois dias da semana.

As Tasquinhas de Rio Maior, Evento Declarado De Interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal, são, essencialmente, um mostra de gastronomia regional mas “são também um ponto de convívio e local de encontro de velhos amigos, que aproveitam esta oportunidade para voltarem à sua terra”, afirma o Vice-Presidente da Câmara de Rio Maior e responsável pelo certame, Filipe Santana Dias, que quer manter vivo este espírito, em simultâneo com a introdução de inovações que sejam mais valias para a feira, para os expositores e também para quem visita Rio Maior.

Em paralelo decorrem todo um conjunto de atividades, caso do VI Trail Urbano Tasquinhas, com partida das Tasquinhas às 19h30 de dia 29, num percurso de 5 km pela cidade, que movimenta cerca de 1000 participantes, e no dia 7 de Abril realizam-se o XIV Torneio de Golfe “Tasquinhas e o LandMania Rio Maior. No dia 30 de Março, Rio Maior e a Feira das Tasquinhas estarão em destaque na RTP, no programa “Aqui Portugal”, que será transmitido em direto do Jardim Municipal e do Pavilhão Multiusos. A 6 de Abril a zona envolvente ao Jardim Municipal recebe a 28ª edição do Grande Prémio Internacional de Marcha de Rio Maior, onde estarão alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade, tudo motivos para 10 dias de grande animação na cidade.

PROGRAMA 2019 1

voltar ao topo