fbpx Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 26-09-2016.

"Conversas com Mineiros" na Galeria Municipal

"Conversas com Mineiros" foi o tema da atividade promovida pela associação EICEL 1920, em colaboração com a Câmara Municipal de Rio Maior, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2016.

Uma conversa aberta com alguns dos mineiros que trabalharam na Mina do Espadanal para que os presentes pudessem ficar a conhecer um pouco da sua vida, da vida na mina e da importância que então a mina tinha para a cidade. Na galeria municipal dos Paços do Concelho ouviram-se histórias de uma vida de trabalho árduo, de familias que se mudaram para Rio Maior em busca de melhores condições de vida proporcionadas pelo salário de Mineiro, muito superior ao que ao tempo se ganhava na agricultura, a principal atividade geradora de emprego de então.

Um encontro em que participou a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que, usando da palavra no inicio da sessão, anunciou a cedência de um dos edifícios da mina à EICEL 1920 e um protocolo de cooperação a firmar brevemente entre as duas entidades para balizar a ação de ambos nas intervenções que venham a ter lugar no espaço da Mina, propriedade da Câmara Municipal de Rio Maior.

voltar ao topo