fbpx Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 24-08-2015.

Rio Maior elevada a Cidade: foi há 30 anos!

A 8 de Julho de 1985 a Assembleia da República aprovava a proposta do Deputado riomaiorense Mário Santos, eleito pelo PSD, que elevava a então Vila de Rio Maior à categoria de cidade, proposta que seria transformada na Lei 36/85, promulgada a 14 de Agosto do mesmo ano pelo Presidente da República, Ramalho Eanes.

A Câmara Municipal de Rio Maior, à semelhança do que já tinha ocorrido a quando dos 25 anos da mesma efeméride, decidiu evocar a data festiva com uma sessão que decorreu após a reunião ordinária do passado dia 21 de Agosto, convidando para o efeito algumas das personalidades políticas de então a recordar esses momentos.

Não podendo estar presente o Dr. Mário Santos, por razões da sua vida privada, usaram da palavra José Pulquério, na altura vereador da autarquia, que recordou as suas vivências na época e a evolução do concelho e Silvino Sequeira, à época também ele deputado da Assembleia da República e vereador, que transmitiu aos presentes algumas das peripécias parlamentares em torno da aprovação da proposta de elevação e falou ainda da evolução e crescimento do concelho nos últimos 30 anos.

A fechar a sessão usou da palavra a Presidente da Câmara, Isaura Morais, que lembrou que hoje vivemos numa cidade e num concelho substancialmente diferentes de então, com qualidade de vida, com zonas habitacionais modernas, com estradas municipais de qualidade, com modernos centros educativos, uma escola profissional que é referência regional, com um dos melhores complexos desportivos nacionais, com uma moderna escola superior de desporto e com um Parque de Negócios que vai atraindo novas empresas.

Isaura Morais evocou ainda a memória dos responsáveis por esta conquista do concelho, lembrando o já falecido Joaquim Pereira de Deus, Presidente da edilidade à época e também ele peça importante da elevação de Rio Maior a Cidade, terminando a sua intervenção citando o último parágrafo da proposta de lei então apresentada e desejando que todos, em conjunto, continuem a trabalhar e a dar o melhor de si em prol do concelho e da nossa cidade.

A cerimónia terminou com o descerramento de uma placa evocativa da ocasião no átrio do edifício da Câmara Municipal de Rio Maior.

voltar ao topo