fbpx Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 28-07-2015.

Centro Escolar nº1 de Rio Maior tem novo nome

A Câmara Municipal de Rio Maior aprovou, por unanimidade, a alteração da designação do Centro Escolar Nº 1 de Rio Maior para Centro Escolar Latino Coelho.

A alteração foi aprovada na reunião do executivo municipal do passado dia 24 de Julho, com base numa proposta da Assembleia de Escola do Agrupamento Marinhas do Sal, a que pertence aquele Centro Escolar, e que visa perpetuar não só o nome daquele estadista português do séc. XIX, mas também recordar o facto de que a antiga Escola Preparatória que ocupou aquele espaço tinha igualmente a designação de Latino Coelho.

José Maria Latino Coelho (Lisboa, 29 de Novembro de 1825 — Sintra, 29 de Agosto de 1891), mais conhecido por Latino Coelho, era filho do tenente-coronel de artilharia João Alberto Coelho, riomaiorense que esteve exilado em Espanha até 1834 devido às suas convicções liberais. Foi militar, escritor, jornalista e político português, formado em Engenharia Militar e era comendador da Ordem de Cristo, grã-cruz da Ordem da Torre e Espada e grã-cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

voltar ao topo